Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

19
Nov16

As minhas booktubers preferidas

Quando descobri o mundo do Booktube, há pouco mais de dois anos, foram os canais brasileiros que me chamaram a atenção. Antes, não fazia sequer ideia que havia pessoas a gravar vídeos a falar de livros, do que lêem, do que compram, a dar opiniões sobre histórias, personagens, autores e afins. Fez-se luz e percebi que tinha ali um mundo para explorar. Percebi que havia muita gente por aí com os mesmos gostos que eu, aumentei a minha lista de livros para ler e para comprar, conheci autores novos e tanto mais. Hoje, quando fico curiosa sobre um livro, leio a sinopse, vou ao Goodreads ver a pontuação, mas também recorro à opinião dos booktubers que sigo e isso mostra a importância que o trabalho deles tem. 

 

Este post é para falar, especificamente, de booktubers brasileiras (sim, só mulheres), porque foram as primeiras que conheci e segui (os portugueses e etc ficam para outro post). Hoje, sigo quase 30 booktubers do Brasil e, tendo em conta que publicam dois a três vídeos por semana, é muita coisa para ver. Claro que não sigo todas ao pormenor, tenho as minhas preferidas que vejo com maior regularidade e das outras só abro os temas que me chamam a atenção.

 

 

Tatiana Feltrin - Tiny Little Things

O primeiro vídeo que vi foi da Tatiana Feltrin e por isso tenho um carinho especial por ela. Foi depois de conhecer o seu canal que comecei a descobrir outros tantos. A Tatiana começou nestas andanças há uns oito anos, foi das primeiras booktubers no Brasil e hoje tem mais de duzentos mil seguidores. É capaz de ser a booktuber mais eclética que conheço, porque lê de tudo um pouco, desde clássicos, a Young Adults, a banda desenhada, passando por biografias, livros de contos e livros técnicos. Gosto muito das opiniões, das tags, gosto muito dos projetos de leitura que ela promove, gosto dos vídeos bem pensados e da sua cultura literária acima da média. Gosto das reflexões sobre o mercado literário, sobre traduções, sobre a vida e obra de certos autores. Já me influenciou a ler vários livros e a minha TBR aumentou por causa dela. 

 

 

 

Mell Ferraz - Literature-se

 A Mell Ferraz, do blog e canal Literature-se, é daquelas pessoas que dá vontade de sermos amigos. É mais novinha, mas tem as ideias no lugar e um gosto literário muito bom. O género preferido são clássicos e, como está a tirar o curso de Estudos Literários, tem uma boa base teórica para falar de algumas das obras mais importantes da literatura mundial...o que podia ser aborrecido, não fosse ela tornar os temas interessantes com o seu à vontade e forma de falar. É um óptimo canal para quem gosta da clássicos e livros que marcam gerações. 

 

 

Michas Borges - Michas Reads

 A Michas Borges também foi dos primeiros canais que conheci. E, apesar, de não ter tantos incritos como as anteriores, o canal também vale muito a pena. Além da simpatia, o que mais me cativou foi o facto de termos os gostos literários muito parecidos, termos as mesmas opiniões - positivas e negativas - sobre as mesmas obras e termos tirado o mesmo curso (Jornalismo). Além de livros, a Michas também fala de séries, o que para mim, é um bónus. 

 

 

 Tary Zottino - Literatour TV

Tary Zottino é tããão querida. Sabem aquelas pessoas amorosas que, mesmo sem conhecerem ao vivo, percebem que são boas pessoas? Ela voltou ao boooktube depois de um ano longe e ainda bem que o fez. Gosto muito das opiniões calmas, seguras e verdadeiras que ela partilha nos vídeos. Identifico-me com os gostos, com as manias literárias, com a forma como olha e sente os livros. Acho que a Tary também lê um bocadinho de tudo e isso torna o canal interessante. 

 

 

 Isabella Lubrano - Ler Antes de Morrer 

O Ler Antes de Morrer é capaz de ser o canal mais estruturado de todos os que partilho aqui, ou não fosse a Isa jornalista, com o "defeito" profissional de pesquisar ao pormenor todos os assuntos e encontrar sempre informações relevantes e reais que complementem e sustentem o tema de que quer falar. Seja qual for o livro, as opiniões estão sempre muito bem estruturadas do início ao fim, com informações sobre a época e o ambiente social em que foi escrito, com informações sobre o autor e a importância que a obra tem ainda hoje. É o grande ponto forte deste canal, em que o objetivo é chegar aos 1001 livros lidos (antes de morrer). 

 

Ju Spohr

 A Ju Spohr foi das melhores descobertas dos últimos meses. Já falei dela neste post. É deliciosa a forma como ela fala dos livros que lê, o carinho que tem pelas histórias, pelos autores, incluindo autores portugueses que ela adora. Temos gostos parecidos e adoro a forma como fala de Portugal. Conquistou-me "à primeira vista" praticamente e, ainda que não tenha datas certas para colocar vídeos, é um canal que vale a pena seguir. 

 

Mariana Gastal - Respira, Mariana!

A Mariana Gastal não tem um plano de vídeos definido no canal. Grava quando lhe apetece, partilha vídeos quando tem tempo e quando acha que tem assuntos relevantes para falar. Os vídeos não têm grande edição nem cortes, é pôr a gravar e falar até lhe apetecer. Gosta de clássicos, mas também de fantasia e young adult, dois géneros que leio pouco, mas ouvi-la falar sobre livros com as suas opiniões tão próprias e tão sinceras, compensa esse facto e nem damos pelo tempo passar. 

 

 Além destes sete canais que sigo de perto, há outros de que também gosto (apesar de não serem tanto a minha praia) e que vos podem interessar, de acordo com os vossos gostos literários. Vou separar por géneros, ainda que alguns canais não se resumam apenas a vídeos dentro desse género.  

 

Young Adult / Fantasia 

Pam Gonçalves

Nuvem Literária

Conto em Canto

 

Clássicos 

Vevs Valadares 

(com muita teoria literária pelo meio)

Livro&Café

LivrIsa

Anéis de Saturno 

 

 Romance

Livros&Fuxicos

 

Contemporâneos (e não só)

Nathália Mondo

Lido Lendo

Book Addict

 

4 comentários

Comentar post