Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

07
Nov16

Autores que quero ler

Há muitos autores por este mundo fora que quero ler e ainda não li. Alguns até tenho vergonha de ainda não ter lido. Houvesse tempo suficiente numa vida inteira para uma pessoa ler tudo o que quer... "So many books, so little time", já dizia Frank Zappa. Mas hoje venho falar, não de livros, mas de autores que quero conhecer, dos quais não tenho curiosidade apenas por um livro específico, mas pela escrita em si. Por serem polémicos, por serem muito falados, por saber que criaram histórias e personagens incriveis, porque despertam amores e ódios, enfim. 

 

J. R. R. Tolkien (1892 - 1973)

Dispensa apresentações. Antes de haver um George R. R. Martin com "A Guerra dos Tronos", já Tolkien era o rei da literatura de Fantasia. "O Hobbit" e "O Senhor dos aneis" são daquelas obras que vão permanecer no tempo e tornarem-se verdadeiros clássicos. E, apesar de não ser uma grande fã de Fantasia na literatura (porque no cinema gosto) acho que o Tolkien vale muito a pena e não quero deixar de o ler. 

tolkein2.jpg

 

Fiódor Dostoiévski (1821 - 1881)

"Crime e Castigo", "Os irmãos Karamázov", "Memórias so Subsolo" e "O Idiota" são títulos que mesmo quem não leu já ouviu falar, principalmente o primeiro. Tenho vergonha de ainda não ter lido nada de Dostoiévski e de conhecer tão pouco a literatura russa, mas em 2017 isso vai mudar. Só resta decidir por qual livro começar. 

dosto.jpg

 

 Chimamanda Ngozi Adichie (1977 - data actual)

Uma autora nigeriana que tem dado que falar. É um fenómeno da literatura contemporânea e tenho ouvido tantas opiniões boas sobre os seus livros que mal vejo a hora de pegar num. Ainda não decidi se começo por "Americanah", "Todos devemos ser feministas", "A cor do Hibisco" ou "Meio sol amarelo". Mas peço às editoras que não se estiquem no preço dos livros dela porque nos dificultam a vida. 

Chimamanda-Ngozi-Adichie.jpg

 

Thomas Mann (1875 - 1955) 

Escritor alemão que recebeu o Nobel da Literatura em 1929. Só oiço maravilhas deste homem. Ando a ganhar coragem para pegar no calhamaço "A Montanha Mágica", mas "Morte em Veneza" e "Fausto" também me chamam a atenção. 

thomas.jpg

 

Valter Hugo Mãe (1971 - data actual)

Não podia deixar de incluir autores lusófonos nesta lista. Nunca li nada de Valter Hugo Mãe, nem sei bem como, porque tanto "O filho de mil homens" como "Desumanização" são títulos muito vendidos, muito falados e com muito boas críticas em Portugal. 

95718-phpThumb.jpg

 

4 comentários

Comentar post