Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

Azeitona, Bruno Miranda

FullSizeRender2.jpg

 

Gostei muito mais do que estava à espera. Envolvi-me com os problemas das personagens, queria saber como tudo se ia desenrolar e apesar de já estar à espera daquele final, houve muitos acontecimentos ao longo da história que me apanharam de surpresa, ainda que o livro esteja carregadinho de clichés. 

 

O Bruno Miranda é um youtuber brasileiro, tinha um canal sobre livros e foi aí que o conheci. E, ao contrário do que muitos youtubers estão a fazer no Brasil (lançam livros sobre as suas já longas e interessantes vidas...) - ele escreveu um livro de ficção. Destaca-se por isso. 

 

Achei a sinopse interessante. Um casal de jovens, Ian e Emília, ainda a estudar, decide participar num reality show que mostra a vida de adolescentes à espera de bebé. O problema é que eles não são um casal, na realidade mal se conhecem, e não estão à espera de filho nenhum. Achei a ideia engraçada, principalmente porque hoje em dia qualquer badameco quer ser famoso e ganhar muito dinheiro a aparecer na televisão. Vivemos num mundo em que os reality shows são líderes de audiência e trazem para domínio público gente que nem sequer sabe a capital espanhola. Mas vá.

 

Enquanto acompanha a irmã grávida a uma consulta, Ian é confundido com um adolescente prestes a ser pai e é supreendido pelo convite de uma produtora para participar num programa de televisão que mostra precisamente casais adolescentes à espera de bebé. Como o dinheiro é bom e ele precisa, aceita o convite. O problema é que nem sequer namora. Então, decide convidar Emília, uma miúda da sua turma, com quem mal fala, para entrar nesta loucura com ele. Ela aceita e a partir daqui é todo um turbilhão de acontecimentos, emoções e situações embaraçosas. Também traz muito do que são as relações familiares disfuncionais hoje em dia e isso é interessante.

 

Este livro podia perfeitamente ser transformado numa série de ficção adolescente tipo aquelas da MTV. Acho até que o próprio Bruno se inspirou no programa "Teen Moms", para criar o "Novos Pais", nome do reality show do livro. 

 

Não deixa de ser um YA (Young Adult para os mais distraídos) e a escrita é obviamente muito básica, sem grandes floreados nem pretensão de ser uma obra-prima da literatura. Mas prende-nos a atenção e tem uma história gira. No fundo, às vezes é só isso que interessa. Além de que gosto da capa. Chamou-me a atenção. Percebemos o porquê deste título logo nos primeiros capítulos e obviamente que aquele olho tem tudo a ver com reality shows, se se lembrarem do falecido Big Brother. Dei 3.5 estrelas. 

 

 

 

Sinopse

Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.

O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebé de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

 

 (3.5)

Título: Azeitona

Autor: Bruno Miranda

Edição: Planeta

Ano de publicação: 2016

 Nº páginas: 278