Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

BookTag: By the Book

A tag desta semana dá para falar um bocadinho de tudo: do que ando a ler, do que quero ler, de escritores, de géneros literários e até uma sugestão para o Presidente da República. Vi a tag pela primeira vez no canal da Tati Feltrin, e o vídeo original está aqui. Vamos a isso. 

 

1. Qual o livro que está na tua cabeceira?

Neste momento "O talentoso Mr. Ripley", de Patricia Highsmith e "Poemas de Amor", de Pablo Neruda. 

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste?

"The Help" ou "As serviçais" de Kathryn Stockett, que li em Outubro e foi um dos melhores livros que li na vida. 

Thehelpbookcover.jpg

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias?

Agatha Christe. Perguntava-lhe de onde vinha a inspiração para aquelas histórias, perguntava-lhe se algum dia fez alguma coisa minimamente parecida com o que descreveu em certos crimes e perguntava-lhe, principalmente, o que andou a fazer em Dezembro de 1926 quando desapareceu durante 11 dias, depois de encontrarem o seu carro abandonado perto de um lago. Sabemos que foi encontrada num hotel como se nada fosse, e há várias teorias criadas para explicar o falso desaparecimento da autora. Algumas pessoas defendem que o escândalo foi um golpe publicitário para aumentar a venda dos seus livros, outras que a intenção da autora era vingar-se de marido que a traía, simulando a sua morte para que ele fosse acusado de assassinato, e finalmente há quem diga que ela realmente sofreu um acidente de carro e perdeu a memória.

 

agatha-christie-surrounde-009.jpg

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante?

Talvez alguns livros da Margarida Rebelo Pinto. Tenho uns três ou quatro que li quando era mais nova. Há muitos anos que não pego num livro dela, mas continuam na minha estante. Confesso que gostei de dois na época em que os li, "Sei lá" e "Português Suave". Era mais nova e a exigência na qualidade das minhas leituras era diferente. Hoje em dia talvez não gostasse desses mesmos livros, não sei. Não a acho uma escritora espetacular, vive de clichés e é um bocadinho intragável como pessoa. Mas acho que se criou uma onda negativa desnecessária à volta dos seus livros. Quem gosta, gosta...quem não gosta, não lê. Simples. 

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal?

Na estante separo os livros por lidos e não lidos, por autores estrangeiros e autores portugueses e livros juvenis à parte.

 

6. Que livro já "deverias ter lido"?

Se quiser dar aquela resposta politicamente correta, talvez "Os Miseráveis". Se der uma resposta mais virada para o que tenho em casa e gostava mesmo de já ter lido, diria os romances de Jane Austen que ainda não li, como "Mansfield Park", "Emma", "Persuasão" e "Northanger Abbey". 


7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado

Como já vos disse, não costumo abandonar livros, por isso vou dizer um livro que me desiludiu um bocadinho e que acho realmente que está sobrevalorizado: Eleanor & Park. Tooooda a gente nos blogs e no Youtube falava deste livro, que era o mais lindo, o mais fofo, o mais romântico, o mais incrível... Eram tantos elogios à história daqueles dois adolescentes que eu pensei mesmo que a Rainbow Rowell tinha escrito uma das grandes maravilhas da humanidade, dentro do mundo YA. Fui com as expectativas altas, com a certeza quase total que ia amar. Pois não amei. Dei 3 estrelas porque me entreteve enquanto o lia, mas não mudou a minha vida, não torci pelo amor deles, não mexeu comigo, não me identifiquei minimamente com os personagens nem quando me tentava pôr no papel de uma miúda de 15 anos. Achei até um bocadinho banal. 

71LkLmxqgjL.jpg

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância?

Se for clássico automaticamente chama a minha atenção pelo menos para querer saber mais sobre ele. Se for uma história que meta romance, aventura, problemas reais e reflexões interessantes relacionadas com racismo, preconceito, com dar a volta por cima, lutar pelo que se acredita, gosto muito. Mantenho a distância de distopias adolescentes e livros com romances cliché.  

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria?

É muuuuuito difícil indicar um livro que o Marcelo Rebelo de Sousa ainda não tenha lido. Mas pensando bem, e sabendo que o homem tem mil compromissos por dia e passa a vida a responder às perguntas da Comunicação Social, indicava-lhe "O Livro das Respostas" só para ajudá-lo um bocadinho na tarefa. 

capas-o livro das respostas.jpg

 

10. Que livros pretendes ler em breve?

Vários. Mas indincando dois, posso dizer que ainda este mês vou ler "Ensaio sobre a Cegueira", do Saramago, para o projeto Ler os Nossos. E para a época do Natal quero ler "A Christmas Carol", de Charles Dickens. 

liiivros.jpg

 

Esta foi das tags literárias que mais gostei de responder. Gostava muito de ver a Alexandra do Gira-Livros, a the book keeper e a Inês do Mar de Maio  a responder à tag. Mas toda a gente que quiser responder sinta-se à vontade para "roubar" as perguntas. 

 

8 comentários

Comentar post