Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

05
Nov17

Clube dos Clássicos Vivos | Novembro 2017

IMG_5438.JPG

 

Foi ontem o terceiro encontro do Clube dos Clássicos Vivos (quarto, no geral) em que estive presente. Vou para lá como se já fosse ao café ter com amigas, tal é o à vontade que vamos ganhando ao partilhar as nossas opiniões sobre o que lemos e outras coisas mais. Desta vez, juntámo-nos na Livraria Ler Devagar, no LX Factory, em Lisboa, um sítio que conheço bem e adoro. 

 

O livro em causa era Dom Casmurro do Machado de Assis e a opinião foi unânime: toda a gente adorou o livro. Umas adoram o Bentinho, outras a Capitu, algumas acreditam que houve traição, outras não. Achamos que o livro é muito mais que a grande questão da obra ("houve traição ou não?), tem crítica social, é uma crónica de costumes da época, tem referências literárias e mitológicas, tem amor, ciúme, amizade, família. Esta semana entra no blog a minha opinião pessoal, mas posso já dizer que Bentinho, o nosso Dom Casmurro, é mais um personagem inesquecível. Daqueles que os clássicos nos pregam ao coração (tal e qual Julien Sorel de O Vermelho e o Negro, livro comentado no último encontro). 

 

IMG_5443.JPG

 

Éramos sete meninas, com um novo membro, a brasileira Jéssica, que já leu várias vezes este livro. No Brasil é uma das obras obrigatórias na escola, portanto tinha uma visão mais global, profunda e histórica da obra que foi muito interessante conhecer. É esta troca entre todos a mais-valia destes encontros. Saímos sempre mais ricos, mais completos. Cada pessoa tem algo a acrescentar. Uns sabem mais sobre a vida do autor, outros sobre a obra, outros lembram-se de teorias geniais que mais ninguém tinha pensado e saímos de lá a pensar no livro de outra forma. São encontros que acrescentam, sempre. Só pecam pela brevidade, as horas passam a voar. 

 

A Cláudia, de forma generosa, fez ainda um sorteio de pequenas lanternas de leitura, lápis do Harry Potter e marcadores com imagens de várias cidades europeias. Presentes incríveis. Obrigada! Combinámos fazer uma troca de prendas no próximo encontro, que será no início de Janeiro, dentro do espírito natalício e de Dia de Reis. Uma espécie de amigo secreto literário. Mal posso esperar! Estamos ainda a decidir o melhor dia e local, mas em princípio será jantar. Quem se quiser juntar, não se acanhe. Vale muito a pena! 

 

IMG_5423.jpg

 

As meninas que estiveram neste encontro:

Cláudia - A Mulher que Ama Livros

Carolina - Holly Reader

Alexandra - Mais Mulheres Por Favor

Cristina - Books and Beers

Sónia - A Livraria Imperfeita

Jéssica - Companhia Literária

3 comentários

Comentar post