Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

Crónica dos Bons Malandros, Mário Zambujal

livro10.jpg

 

São sete os "bons malandros" que dão vida a esta história. Temos Renato "o Pacífico" mais a sua Marlene. Temos a Adelaide Magrinha, Pedro Justiceiro, Flávio "o Doutor", Arnaldo Figurante e Silvino Bitoque. Cada um mais tonto que o outro e cada um com uma história de vida mais estranha que a anterior. Formam um bando de criminosos que se preparam para um assalto ao Museu Gulbenkian. Podia ser o ponto de partida para mais um policial de suspense como tantos outros, não estivessemos nós a falar de Mário Zambujal, que dispensa os ladrões profissionalizados de quadrilhas norte-americanas, para nos oferecer um grupo de larápios à portuguesa. Com muito humor à mistura, como já é habitual na escrita dele.

 

Foram 144 páginas que me divirtiram muito. Zambujal não falha nesta missão. Brinca com as palavras, com as frases-feitas, mexe com trocadilhos que só a nossa língua permite e usa expressões tipicamente portuguesas que enchem as medidas do leitor. 

 

Conhecemos as personagens com um capítulo dedicado a cada um, à sua história de vida e ao que os levou, mais tarde, a encontrarem-se no Bar do Japonês e a entrar no mundo do crime. Cada história é melhor que a anterior, repleta de situações cómicas, personagens caricatas e um bocadinho da desgraça do quotidiano com que qualquer português de gema se consegue identificar. E a forma como estes sete personagens, liderados por Renato "o Pacífico" planeiam o roubo é, no minímo, original.

 

Aconselho este livro a todos aqueles que gostam e querem ler mais literatura portuguesa (sem levarem sempre com os mesmos autores) e a quem queira uma leitura leve e divertida, seja para ir de férias ou para intercalar com leituras mais pesadas. Vale a pena conhecer estes bons malandros que ganharam não só a minha, mas a afeição de muitos leitores ao longo de mais de trinta anos. "Se eles vos divertirem, cumprem o seu destino", disse Mário Zambujal, numa recente reedição da obra. 

 

 

Título: Crónica dos Bons Malandros

Autor: Mário Zambujal

Edição: Livraria Bertrand - 7ª edição (Novembro 1980)

Ano de publicação: 1980

 Nº páginas: 144

 

2 comentários

Comentar post