Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

19
Dez16

Uma palavra tua, Elvira Lindo

_MG_4820(1).JPG

 

Peguei neste livro sem saber muito ao que ia. Tinha-o na estante há alguns anos, certamente oferecido por alguém. Li, numa das orelhas, que a autora é espanhola, estudou e cresceu em Madrid e actualmente vive nos EUA. Na sinopse percebi que se tratava de uma história de amizade entre duas mulheres, Rosário e Milagros, que trabalham como varredoras de ruas. Rosário é a narradora e a grande protagonista. É ela o fio condutor de toda a história, que basicamente fala de gente simples, com vidas complicadas.

 

O problema foi nada disto ser muito aprofundado. Tudo se centra em Rosário, na sua amizade pouco comum com Milagros, na dificuldade em lidar com a doença da mãe, com Alzheimer, na frustração que sente por não ter a vida que sonhou e na sua relação com um colega de trabalho de quem não gosta. Todo o enredo é pouco interessante. Não traz nada de novo. É um livro que fala da vida como ela é, sem floreados, com rancores, frustrações e aquele sentimento de acomodação, que tanto mal faz ao espírito de cada um. Mas não me consegui envolver com os personagens, sentir a dor deles ou desejar-lhes sorte. A história não me tocou, nem me marcou. 

 

Os constantes recuos no tempo para nos contar momentos e acontecimentos do passado, misturados com o presente, faz-nos ficar um bocadinho perdidos. O que menos gostei foi que toda a história parece um aglomerado de factos sobre aquela pessoa e as pessoas que a rodeiam. Não é uma história que se siga passo a passo, com vontade de saber como irá acabar. A trinta páginas do final, senti-me zero curiosa para saber o destino daquelas personagens, porque não me parecia que fosse acontecer nada de especial, tal como não aconteceu nada de especial no livro inteiro. Os três últimos capítulos são os mais fortes e onde realmente há um acontecimento marcante, mas senti que foi posto ali à pressão, um pouco forçado. E um livro não pode viver apenas dos três últimos capítulos. 

 

O livro é curto, mas ainda assim empurrei-o com a barriga. Andei a mastigá-lo mais tempo do que seria desejável. Não me empolgava. Segundo o Goodreads, duas estrelas significa "it was ok". É isso que sinto por este livro. Foi normal, leu-se, não me marcou, vamos seguir em frente. 

 

Título: Uma palavra tua

Autor: Elvira Lindo

Edição: Editorial Presença, 2010

Ano de publicação: 2005

 Nº páginas: 187