Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

Qui | 03.11.16

25 Factos Literários Sobre Mim

Sempre gostei de ler posts e ver vídeos sobre os factos literários de pessoas que sigo. Há quem faça 50, eu faço 25 porque sei que provavelmente nem assim vocês os vão ler todos... Um grande beijinho, desde já, a quem chegar ao fim. Digam-me se temos algumas manias parecidas!

 

1. Gosto de ler desde que me lembro de mim como pessoa. É amor antigo já. 

2. Não sou fã de e-books, prefiro os livros físicos.

3. Não preciso de estar no fim de um capítulo para pousar a leitura. 

4. Não me faz confusão sublinhar e escrever nos livros, faço-o quase sempre, desde que seja com lápis. 

5. Não julgo um livro pela capa. Há muito boas histórias escondidas dentro de capas terríveis. 

6. Gosto mais de clássicos do que de contemporâneos. 

7. Nunca chorei a ler um livro. Posso ter-me emocionado com algum acontecimento, mas chorar mesmo...nunca.

8. Não gosto de terminar rápido uma leitura, tipo em um ou dois dias. Fico com a sensação que não o aproveitei bem.

9. Antes de começar a ler um livro novo, leio a sinopse, leio as lombadas, a informação sobre o autor, as chamadas de capa, toda a informação que o livro tenha. 

10. Herdei o gosto pela leitura da minha família. Sempre vi os meus pais e os meu avós com um livro na mão, sempre tive a casa cheia de livros, sempre me incentivaram a ler.

11. Uso muitos post-its, daqueles pequeninos e coloridos, para marcar passagens de que gosto e que quero guardar, mas raramente pego neles para ir ler as passagens que guardei. 

12. Conjugo a cor dos post-its com as cores predominantes da capa de cada livro. 

13. Gosto de ver fotografias bonitas de livros no Instagram. 

14. Não compro livros todos os meses e, mesmo assim, tenho na estante mais livros não-lidos do que lidos.

15. A Anita faz parte da minha infância como leitora e sofri com a mudança de nome para Martine. 

16. Se a tradução não é boa, não consigo abstrair-me e isso acaba por influenciar o meu gosto pelo livro.

17. Gosto de conjugar as leituras com as estações do ano. Sou dessas. 

18. Quando era pequena, todas os meus presentes de Dia da Criança eram livros. 

19. Irrita-me quando a personagem no filme é totalmente diferente daquela que imaginei ao ler o livro.

20. Gosto de fazer listas de livros! Tipo: livros para ler no ano seguinte, livros para ler numa estação, livros que quero comprar, clássicos que tenho de ler, livros para ler com uma certa idade, marcar os que já li dos mil livros para ler antes de morrer ou dos 100 melhores livros do séc. XX, etc. 

21. Sou uma leitora lenta. Tenho noção que não leio rápido, vou saboreando, gosto de ler aos bocadinhos. 

22. Não consigo ler com barulho, seja da televisão, música ou pessoas a conversar. Desconcentro-me. Gosto de ler em sossego.

23. Escrevo sempre, num livro novo, o meu nome e a data/local onde o comprei, ou em que mo ofereceram.

24. Estou constantemente a ver promoções de livros na net, mesmo sem ter intenção de comprar.

25. Quando termino um livro de que gostei muito, fecho-o, encosto-o ao peito, e fico ali uns minutos agarrada a pensar nele. 

 

Facto extra: Acredito que há livros que escolhem a altura certa para chegarem até nós, e que são lidos no momento certo em que precisávamos de os ler. 

 

woman-reading-a-book-picjumbo-com.jpg

9 comentários

Comentar post