Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

Qui | 11.08.16

A primeira investigação de Poirot, Agatha Christie

ac.jpg

 

Agatha Christie dispensa apresentações. Há alguém que não conheça a rainha do crime? Em casa sempre vi o meu avô e o meu pai a lerem policiais (têm a coleção "Vampiro" inteirinha), especialmente Agatha Christe. Isto quer dizer que não tenho de procurar muito para encontrar qualquer livro dela para ler. E nunca tinha lido nenhum. Uma vergonha! Decidi mudar isso este ano, aliás, era um dos meus objetivos literários para 2016: começar a ler Agatha Christie. 

 

E onde melhor para se começar que o início mesmo? Resolvi começar a ler as obras dela por ordem cronológica. Não digo que o vá fazer com toooodas, mas talvez as dez primeiras sigam esta ordem. "A primeira investigação de Poirot", também conhecido como "O Misterioso caso de Styles" foi publicado em 1920 e foi com ele que entrei no mundo dos policiais - que é um género que não me despertava grande interesse até agora. Mas dizem que os gostos literários mudam ao longo dos anos e ando a verificar isso mesmo.

 

O enredo deste livro é simples. Uma velha rica idosa abastada morre por envenenamento e os suspeitos são vários, dentro da família e das pessoas que moravam na mesma casa. É aqui que Poirot nos é apresentado pela primeira vez: "não devia medir mais de 1,60m de altura, mas tinha um porte cheio de dignidade". É nesta obra que ficamos a conhecer as suas manias, tem ali um toquezinho de transtorno obsessivo-compulsivo com objetos fora do lugar e onde ficamos a conhecer também os métodos que utiliza para desvender os crimes.

 

Confesso que a minha primeira suspeita do assassino estava certa. Pelo meio mudei de opinião, mas afinal...a primeira impressão não falhou. Já me tinham dito que Agatha Christie era perfeita para Maratonas Literárias, porque líamos sem dar pelo tempo passar. A verdade é que a li na Maratona Literária Fusão e foi entretenimento puro. Eu própria me senti uma detective a juntar os pontos todos para chegar ao assassino. 

 

Dei-lhe 3 estrelas. É o primeiro livro de Christie. Acredito que a escrita dela tenha amadurecido ao longo dos anos, e que tenha aprimorado os crimes das suas personagens. Também acredito que me vá surpreender, mais ainda, com outras histórias e por isso as cinco estrelas ficam guardadas para livros em que a descoberta do assassino seja uma surpresa completa, daquelas de ficar de boca aberta. 

 

Sinopse:

O romance de estreia de Agatha Christie onde nos é apresentado Hercule Poirot, "um homenzinho de aspecto extraordinário. Não devia medir mais de 1,60m de altura, mas tinha um porte cheio de dignidade. O formato da cabeça era exactamente o de um ovo [...] usava um bigode muito espetado e muito marcial". Com ele aparece também o seu "Watson", que é o Capitão Arthur Hastings. Ambos se reúnem em Styles, onde o assassínio da idosa proprietária da casa faz recair suspeitas sobre diversas pessoas. Eis a oportunidade estupenda para o famoso detective belga pôr em acção as suas eficazes células cinzentas e revelar a verdade no último capítulo!

 

Título: A primeira investigação de Poirot

Autor: Agatha Christie

Edição: Livros do Brasil - Colecção Vampiro Gigante

Ano de publicação: 1920

 Nº páginas: 207