Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

Qua | 14.11.18

Instante, Wislawa Szymborska

IMG_1017.JPG

 

Sou picuinhas com a poesia que escolho para ler. Não leio muita, na verdade, mas a que leio sei, à partida, que vou gostar. É daquelas coisas que se sentem. Mas não pensem que o acaso tem mão nisto. Pesquiso e sigo dicas de pessoas cujos gostos literários confio. Aconteceu, por exemplo, com "Vinte poemas de amor", de Pablo Neruda, que roubei das estantes dos meus pais, assim como os Sonetos de Amor da Florbela Espanca - dois livros que não voltaram à origem e tomaram lugar cativo na minha estante. Ou então sigo sugestões deste mundo de blogs, booktube e bookstagram, como foi o caso do incrível "Destino" de Maria Teresa Horta. 

 

Já este "Instante", da polaca Wislawa Szymborska, foi aconselhado por uma booktuber de que gosto muito, a Rita Araújo, neste vídeo. Falou de forma tão bonita sobre os poemas e a poetisa que, quando vi o livro nas caixas de promoções da Relógio D'Água, na Feira do Livro, não pude resistir. A edição é bilingue, entre o polaco e o português. Ainda me diverti a tentar encontrar semelhanças em certas palavras, mas além de nomes próprios citados em alguns poemas, tive que assumir a dificuldade da coisa. 

 

Conquistou-me desde a primeira página. São 23 poemas, ao longo deste Chwila ("Instante" em polaco) que nos aquecem o coração. Toda a sua poesia é de uma delicadeza...tão sensível, tão bonita, tão cheia de significado e tão ingénua ao mesmo tempo. Quase parecem poemas de uma adolescente sonhadora, mas já com a experiência de uma mulher feita. Alguns dos elementos mais presentes são a Natureza (em força), as relações entre as pessoas, o Amor, o Mundo e os pequenos momentos. Acho que, no geral, todo o livro é uma ode ao saber parar e olhar em redor, saber apreciar o que está à nossa volta e ouvir o que temos a dizer a nós próprios, aquilo que vem mesmo lá do fundo de nós. Isto de ler poesia é muito subjetivo e cada poema vai tocar cada pessoa de forma diferente. Mas se estão abertos a conhecer uma nova poetisa, procurem a Wislawa. Eu gostei mesmo muito de a conhecer e quero ler outros livros dela. 

 

wislawa.jpg

 

Wislawa Szymborska (1923 - 2012) foi uma poetisa, crítica literária e tradutora polaca, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1996, entre outros prémios importantes. 

 

Título: Instante

Autor: Wislawa Szymborska

Edição: Relógio D'Água, 2006

Ano de publicação: 2002, Polónia

 Nº páginas: 91

 

2 comentários

Comentar post