Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAY HELLO TO MY BOOKS

SAY HELLO TO MY BOOKS

25
Jun18

TAG DOS 50% (2018)

Há muito que não fazia uma tag por estas bandas. A Cláudia marcou-me nesta e ainda bem, porque a vejo em blogs e canais há anos e nunca tinha feito. Diz respeito às leituras do primeiro semestre do ano. Quero dar, cada vez mais, primazia à qualidade, por isso não leio 37 livros por mês, mas escolho a dedo todos os que leio e daí têm saído leituras muito boas. Demoro-me com cada história e isso acaba por se refletir na minha relação com cada livro. De todos os que li este ano (estão aqui representados apenas alguns), só não gostei de um. 

 

707E6043-5E59-46B3-A559-0E7E7CA7F903.JPEG

 

1- O melhor livro que leste até agora, em 2018.

Li vários livros bons este ano, mas nesta categoria vou escolher A Contadora de Histórias, da Jodi Picoult, lido no longínquo mês de Janeiro, porque lhe dei cinco estrelas e marcou-me imenso.

 

2- A melhor continuação que leste até agora, em 2018.

Não li nenhuma, mas pretendo ler num futuro próximo História do Novo Nome, segundo volume d' A Amiga Genial, de Elena Ferrante. 


3- Algum lançamento do primeiro semestre que ainda não leste, mas queres muito.

Pequenos fogos em todo o lado, de Celeste Ng. Foi publicado em Portugal, em Maio, pela Relógio D'Água e já o tenho em casa à espera! 


4- O livro mais aguardado do segundo semestre.

Por enquanto, nenhum. Não sou de ler novidades assim que saem, por isso nem estou a par do que vai sair. 

 

5- O livro que mais te decepcionou este ano.

Quem me segue nas redes sociais já sabe que é A Livraria, de Penelope Fitzgerald. Estava à espera de muito mais. Livro sem emoção.

 

6- O livro que mais te surpreendeu esse ano.

Posso dizer A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz, pelo facto de que toda a gente que o leu ao mesmo tempo (para o Clube dos Clássicos Vivos) não ter gostado muito, enquanto eu senti um total prazer enquanto o lia e pude constatar, mais uma vez, quão incrível o Eça é. 


7- Novo autor favorito (que lançou o seu primeiro livro este semestre ou que conheceste recentemente).

Não se tornou propriamente uma autora favorita da vida, mas posso dizer que li o Destino de Maria Teresa Horta e gostei muito, ao ponto de querer ler mais dela. 


8- A tua quedinha mais recente por um personagem fictício.

Não tenho. Sou fiel à mais antiga (Mr. Darcy). Mas posso dizer um personagem que não foi "quedinha" no livro, mas sim na adaptação cinematográfica (que também vi este ano): Mr. Rochester, de Jane Eyre. Reparam na tendência para cavalheiros do séc. XIX?

 

9- O teu personagem favorito mais recente.

Não tenho um personagem favorito com todo o peso que a expressão tem, mas achei muita graça ao Anibaleitor, uma espécie de gorila gigante que adora ler, de Rui Zink. E também ao Gonçalinho Ramires, do Eça.  


10- Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre.

É muiiito raro um livro fazer-me chorar. 


11- Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre.

Não me deixou feliz pela história em si, mas deixou-me feliz porque finalmente o li: Frankenstein, de Mary Shelley.


12- Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assististe até agora, em 2018.

Não li o livro, mas o filme Call me by your name é incrível. As imagens, a banda sonora, a história... Tão simples e tão bonito.

 

13- A tua opinião favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).

Opinião da Tatiana Feltrin, booktuber brasileira, sobre o Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago. 

 

14- O livro mais bonito que compraste ou ganhaste este ano.

Pela mensagem e pelas ilustrações lindas, tenho que dizer o Mulheres, de Carol Rossetti e o Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes.


15- Quais livros precisas ou queres muito ler até ao final do ano?

Quero muito ler alguns que estão na minha estante a ganhar pó. Para dizer três: O Perfume (compra recente na Feira do Livro), Os Pilares da Terra (para ver se é tudo aquilo que dizem) e Lolita (porque é uma falha ainda não ter lido).

 

Desafio toda a gente a responder a esta tag, que dá para fazer um balanço fofinho das leituras da primeira metade do ano! (Como assim já estamos no final de Junho?!?)

9 comentários

Comentar post